quinta-feira, julho 28, 2011

Secretaria da Cultura e MST definem ações conjuntas

Integrantes da coordenação estadual do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) estiveram em reunião com o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, o secretário Adjunto, Jéferson Assumção, e o diretor da Cidadania Cultural, Marcelo Azevedo, no final da tarde desta terça-feira (26) para estabelecer diretrizes e estratégias conjuntas no sentido de promoção e valorização da vida no campo, contribuindo para a efetivação plena da reforma agrária.
A comitiva foi recebida pelo secretário que destacou a importância histórica do MST na formação e configuração do Rio Grande do Sul, reconhecendo a necessidade de ampliação das condições de produção, distribuição e fruição de bens e serviços culturais no que tange às pessoas em situação de exclusão no campo. Para Adelar Pretto, integrante do movimento, “a pauta da reforma agrária não se limita à terra, mas a um conjunto de direitos sociais básicos, entre eles, a cultura”. No que diz respeito à produção artística, Tiago Giannichini indicou que, no estado, o MST tem uma ampla produção, passando por teatro, música, literatura, audiovisual e demais linguagens.
O secretário Assis Brasil ressaltou também que a Sedac parte de uma compreensão ampla de cultura, entendendo-a como dimensão simbólica, econômica e cidadã, não raro contribuindo decisivamente para as transformações sociais a partir de mudanças de consciência. Além disto, salientou o compromisso do governador Tarso Genro com as milhares de famílias que hoje se encontram em acampamentos ou em assentamentos. Desde o inicio da gestão, o Governo do Estado vem apontando uma série de iniciativas voltadas à efetivação da reforma agrária e apoio à agricultura familiar, principal responsável pela alimentação no estado. Dados apontam que a população rural chega a cerca de 17% do total do estado.
O secretário adjunto, Jéferson Assumção, anunciou uma série de ações desenvolvidas pela Sedac. Em especial, destacou a construção do Fórum Social Mundial de 2012 (a ser realizado na capital e na região metropolitana), com os temas do meio ambiente e da justiça social, questões fundamentais das pautas e ações do MST. Foram apontadas parcerias na construção da programação artístico-cultural.
Também estiveram presentes no encontro o coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Pontes e a técnica em assuntos culturais Janaína Timm; o diretor do Instituto Estadual de Música (IEM), Santiago Neto; o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), Marcelo Restori; o chefe de gabinete, Roberto Schimtt-Prym; e a assessora especial da Diretoria Geral, Débora Peters.

Texto: João Pontes
Edição: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário