quinta-feira, julho 28, 2011

SEDAC participa de atividade com Mães de Santo da Região Metropolitana

A SEDAC RS, através da Diretoria de Cidadania Cultural, representada pelo assessor Júlio Neves participou na tarde desta terça-feira (26), de uma roda de conversa na Casa de Cultura Mario Quintana realizada pela Associação Cultural Africana Templo de Yemanjá (Assobecaty) que contou com a presença da Profª. Drª. Cecília Conceição, da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e da Universidade Católica do Salvador, UCSal.

A atividade faz parte da agenda de atividades alusivas ao Dia da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha (25 de julho) e teve como objetivo uma troca de experiências entre diversas Mães de Santo da região metropolitana de Porto Alegre e também para apresentar a Prof.ª Cecília um pouco das comunidades tradicionais de terreiro no Rio Grande do Sul.

A Profª. Drª. Cecília Conceição é Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em História pela Universidade Federal da Bahia, 1994. É membro do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Mulieribus/UEFS e do Núcleo Cultura, Poder e Memória /UCSAL. Entre as publicações da professora destacam-se: A Mulher Negra na Bahia do Século XIX, As ganhadeiras em Salvador no século XIX; As Negras nas ruas: outros conflitos; Ser Negro no Candomblé e estereótipo verbal; e Candomblé de Paramirim na época de 1958.


Texto: Júlio Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário