quinta-feira, novembro 03, 2011

Troca de Saberes na Jornada de Formação em Museologia Comunitária em Santa Maria

A secretaria de Estado da Cultura, por meio das Coordenações de Diversidade Cultural e Culturas Populares, setores da diretoria de Cidadania Cultural, participou dos círculos de debates e oficinas das atividades alusivas ao Novembro Ébano realizados em Santa Maria, nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro. As ações do programa  Troca de Saberes da Sedac integraram a programação do Museu Treze de Maio que pautou o evento em reflexão ao Ano Internacional dos Afrodescedentes.
Na mesa de debates foram abordados temas relacionados ao protagonismo comunitário de experiências vivenciadas por grupos da sociedade civil organizada de diversos estados do Brasil e do México.



Participaram representantes de iniciativas de sucesso dos museus comunitário, como o Museu do Percurso do Negro, Lomba do Pinheiro e Picada Café, de Porto Alegre (RS); do Museu Umbu, de Alvorada (RS); e dos ecomuseus de Itaipu, de Foz do Iguaçu (PR); do Amazonas (AM); e de Maranguape (CE). À noite foi realizada a oficina Museu: Educador, Libertador, ministrada por Odalice Priosti, do Ecomuseu de Santa Cruz, do Rio de Janeiro.


Ainda na programação a Reinvenção da Roda da Vida com as oficinas Interface da Fala realizada pelo Griô Prudêncio, atividade integrada  à oficina de Dança Afro dirigida pela professora Jamaica. Na segunda-feira (31), o seminário teve continuidade com os cursos de Formação de Facilitadores e de Museu Comunitário, com palestras dos mexicanos Cuauhtémoc Camarena e Tereza Morales. Na terça-feira (01/11), a palestra de encerramento foi ministrada pelo francês Hugues de Varine.

 Texto: João Prudêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário