terça-feira, dezembro 06, 2011

Oficinas de Troca de Saberes do Museu Comunitário Umbu (Microprojetos e Projeto Mulheres da Paz)

Foi realizada sexta-feira, (25) de novembro a terceira oficina de “Troca de Saberes” das ações compartilhadas entre o Museu Comunitário Umbu que inclui o Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura de Apoio aos Microprojetos do Território de Paz. As ações compartilhadas entre o Museu Comunitário Umbu integra o Projeto Mulheres da Paz, que vem promovendo as oficinas de pintura na sede do projeto na comunidade do Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS.

As oficinas foram proporcionadas pela Coordenadora do Projeto Mulheres da Paz e Protejo a socióloga, Luciana Pazini Papi, gestora pública da Secretaria Municipal de Trabalho, Ação Social e Cidadania (STASC) de Alvorada e pelo Griô Prudêncio - Assessor das Coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares - setores da Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC). A terceira edição da oficina de “Troca de Saberes” no Território de Paz complementam as práticas de acesso aos bens culturais proporcionadas pelas ações do Museu Comunitário Umbu.



Para a Coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, Luciana Pazini: “As oficinas de arte e cultura estabelecem os processos de convivência, proporcionando às Mulheres Paz interagir com seus saberes e fazeres fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando sua territorialidade”, reflete a socióloga.

As palestras que antecedem as oficinas das práticas e troca de saberes, inclui uma “Roda de Memória de Tradição Oral e Escrita no Caminho da Cidadania”, atividade fomentada pela Ação Griô proporcionada pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Diretoria de Cidadania Cultural. As oficinas alicerçadas pelo Museu Comunitário Umbu promovem as interfaces dos Microprojetos com as demais iniciativas que são desenvolvidas no Território de Paz – Programa de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

Texto: João Carlos Agostinho Prudêncio
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário