terça-feira, agosto 02, 2011

Primeira Semana Estadual de Capoeira do RS


A profissionalização dos mestres de capoeira estará em debate na primeira semana de agosto em Porto Alegre. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da diretoria de Cidadania Cultural e pela Federação Riograndense de Capoeira e se realiza da 1º a 07 de agosto.
 No dia 6 de agosto, das 9h às 18h, no teatro Glênio Perez da  Câmara de Vereadores de Porto Alegre, serão desenvolvidas diversas atividades voltadas para o papel deste esporte na sociedade, entre elas, um debate sobre a lei que regulamente a profissão de mestre de capoeira.
 Em discussão também  a lei 10.639/03 que inclui a capoeira na escola e o Estatuto da Igualdade Tacial. Ao final do encontro serão feitos encaminhamentos às autoridades federais e estaduais sobre a profissionalização dos mestres capoeiristas.
 História
A capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira. Desenvolvida por descendentes de escravos africanos trazidos ao Brasil, tornou-se símbolo da resistência dos negros à escravidão, sendo até mesmo criminalizada entre os anos de 1890 a 1937. Após o Presidente Getúlio Vargas a considerar um esporte autenticamente nacional, a capoeira vem crescendo no Brasil e se espalhando pelo mundo.  A capoeira faz parte de nossa identidade cultural, expressando-se como arte, ofício e alternativa.
 Texto: Asscom Sedac