quinta-feira, novembro 03, 2011

68 projetos estão habilitados no Edital de Modernização de Bibliotecas

Na manhã dessa segunda-feira (31) foi realizada a reunião da Comissão de Habilitação do edital de Modernização de Bibliotecas do programa Biblioteca Viva RS. No total 73 municípios se inscreveram para concorrer aos recursos oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.
Após conferência da documentação exigida foram selecionados 68 projetos habilitados e 05 inabilitados, que  terão 05 dias úteis, a contar de hoje, para entrarem com recursos, segundo o que prevê o edital





A comissão de Habilitação foi constituída pelo (a)s funcionário(a)s Bruno Milano Faraco (Assessor da ASJUR), Giovana Draghetti (Assessora do Sistema Estadual de Bibliotecas) e Marcelo Azevedo ( Diretor do Departamento da Cidadania Cultural),
Acompanhando os trabalhos da comissão o secretário da Cultura, Assis Brasil, comentou o processo. “Destacamos o acerto do edital, pois houve uma boa procura dos municípios, o que demonstra a importância da democratização do acesso na área do livro e leitura em realidades cujos índices de IDH, IDEB entre outros, ensejam uma ação do estado que garanta esse direito”, concluiu o secretário.
A íntegra da ata pode ser lida aqui no site/editais.

 O edital

Este primeiro edital do Biblioteca Viva RS foi destinado aos municípios com até 10 mil habitantes e serão disponibilizados recursos, próprios do Governo do Estado, na ordem de R$ 1 milhão para a modernização de bibliotecas públicas municipais. 50% dos recursos devem ser destinados à compra de novos livros, o que não ocorre há mais de 10 anos no estado.
O programa integra o Plano Estadual do Livro e Leitura. Cada projeto será contemplado com no máximo R$ 20 mil.

  Texto: Júlio Neves.

Troca de Saberes na Jornada de Formação em Museologia Comunitária em Santa Maria

A secretaria de Estado da Cultura, por meio das Coordenações de Diversidade Cultural e Culturas Populares, setores da diretoria de Cidadania Cultural, participou dos círculos de debates e oficinas das atividades alusivas ao Novembro Ébano realizados em Santa Maria, nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro. As ações do programa  Troca de Saberes da Sedac integraram a programação do Museu Treze de Maio que pautou o evento em reflexão ao Ano Internacional dos Afrodescedentes.
Na mesa de debates foram abordados temas relacionados ao protagonismo comunitário de experiências vivenciadas por grupos da sociedade civil organizada de diversos estados do Brasil e do México.



Participaram representantes de iniciativas de sucesso dos museus comunitário, como o Museu do Percurso do Negro, Lomba do Pinheiro e Picada Café, de Porto Alegre (RS); do Museu Umbu, de Alvorada (RS); e dos ecomuseus de Itaipu, de Foz do Iguaçu (PR); do Amazonas (AM); e de Maranguape (CE). À noite foi realizada a oficina Museu: Educador, Libertador, ministrada por Odalice Priosti, do Ecomuseu de Santa Cruz, do Rio de Janeiro.


Ainda na programação a Reinvenção da Roda da Vida com as oficinas Interface da Fala realizada pelo Griô Prudêncio, atividade integrada  à oficina de Dança Afro dirigida pela professora Jamaica. Na segunda-feira (31), o seminário teve continuidade com os cursos de Formação de Facilitadores e de Museu Comunitário, com palestras dos mexicanos Cuauhtémoc Camarena e Tereza Morales. Na terça-feira (01/11), a palestra de encerramento foi ministrada pelo francês Hugues de Varine.

 Texto: João Prudêncio