sexta-feira, dezembro 09, 2011

Centro Cultural Palacinho termina atividades do ano

    Gabinete da Primeira-Dama, a Associação Amigos do Palacinho e a Corsan finalizaram na sexta-feira (2) as atividades culturais do Palacinho em 2011. Na ocasião houve a apresentação do Coral do Sesc e do Coro Infanto-Juvenil Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae).
    Com as presenças da primeira-dama do Estado, Sandra Genro, do secretário de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, do presidente da Corag, Homero Paim, e da equipe diretiva da Associação dos Amigos do Palacinho, o evento marcou o fim de um ano de atividades culturais mensais e o início das movimentações para a constituição do Centro Cultural Palacinho. O decreto de criação do local em centro cultural foi assinado pelo governador Tarso Genro na sexta-feira (2).

    Com o objetivo de constituir núcleos de comunicação de artes visuais e qualificar as instituições públicas do Estado, durante o evento ocorreu a doação de 130 livros para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. A relação de bibliotecas públicas que receberam os livros pode ser conferida em anexo. Um exemplar de Percurso do Artista – Achutti, de Luiz Eduardo Achutti, publicado pela Corag, em parceria com a UFRGS e Gabinete da Primeira-Dama, também foi doado.


    Ao final da apresentação os convidados participaram de coquetel e as crianças do Coro Infanto-Juvenil Ipdae receberam livros de poesia da autora e presidente da Associação dos Amigos do Palacinho, Walesca de Assis. O Ipdae é uma organização da sociedade civil sem fins econômicos, fundada em abril de 1998 e tem sua sede na cidade de Porto Alegre no Bairro Lomba do Pinheiro.


      O Coro Infanto-Juvenil Ipade é um grupo em formação, integrado por 30 jovens na faixa etária entre 10 e 17 anos e tem por objetivo educar para a cultura musical e desenvolver a musicalidade como forma de expressão artística individual e coletiva. O grupo é dirigido pela regente Deisi Coccaro.
      O Coral do SESC – Porto Alegre, em seu novo formato, completa três anos. Sua missão fundamenta-se no tripé da qualidade vocal, no compromisso social com os cantores e com a comunidade e na divulgação de repertório brasileiro e internacional, fomentando e incrementando a cultura musical. O Coral conta com 30 integrantes e sua comissão técnica tem Leandro Faber, como pianista, Elisa Machado, na preparação vocal, e Louis Marcelo Illenseer na regência.
   Já participaram de apresentações com a Orquestra Unisinos, sob a regência e coordenação de Evandro Matté e fazem em média 20 apresentações por ano em várias cidades do estado, sempre com o apoio das agências locais do SESC-RS.

Fonte: http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2011/12/centro-cultural-palacinho-termina-atividades-do-ano/ 

Texto: Carina Kunze

terça-feira, dezembro 06, 2011

Cultura no Mutirão Social de Alvorada


         A Secretaria de Estado da Cultura RS (SEDAC) através da Diretoria de Cidadania Cultural, representada pelo assessor das Coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares participou do Mutirão Social no sábado último, (03) de dezembro no Território de Paz do Umbu em Alvorada. O Mutirão Social é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que promove ações de acesso aos programas sociais “RS MAIS IGUAL” do Governo do Estado e “BRASIL SEM MISÉRIA” do Governo Federal. 


O Parque Residencial Umbu (comunidade que recebeu o Mutirão Social) é o maior bairro da cidade com alto índice de vulnerabilidade social, moram nessa região que incluem os bairros Salomé, Onze de Abril e Umbu mais de 30 mil pessoas. Alvorada é uma cidade dormitório, de onde saem, diariamente, centenas de trabalhadores que prestam serviços nas mais diversas partes da região metropolitana de Porto Alegre e, uma grande maioria, na capital do nosso estado. Seu desenvolvimento urbano desordenado é produto de uma crise habitacional que assolou o país nos finais das décadas de setenta (70) e oitenta (80). Isso também lhe ocasiona muitos “distúrbios de violência urbana” que prejudicam o desenvolvimento físico-biológico e cultural-Intelectual do cidadão jovem alvoradense, pois a cidade não possui equipamento público de fomento à inclusão social, não tem um centro municipal de cultura, com teatro, salas de exposições, ateliês, cinema, Alvorada possui muito poucas praças.


      As atividades do Mutirão Social propiciaram diversos serviços ao Território de Paz do Umbu: Emissão de carteira de trabalho; Habilitação de Seguro-desemprego; Encaminhamento para vagas de empregos; Atualização e inclusão de novas famílias no Cadastro Único de benefícios sociais do Governo Federal e outros. O  evento contou com a participação de órgãos dos governos municipal, estadual, federal e de entidades da sociedade civil organizada. 
Texto: João Prudêncio

Cultura representada no 16º encontro do Comitê de Igualdade Racial

  A 16ª reunião do Comitê do Setor Público e ONGs de Promoção de Igualdade Racial RS, realizada nessa quinta-feira, (01) de dezembro, às 14h30minh no SINDSEPE-RS, contou com a representação da Secretaria de Estado da Cultura - RS (SEDAC), através da Coordenação de Diversidade Cultural e da Coordenação de Culturas Populares – setores da Diretoria de Cidadania Cultural, representada pelo Griô Prudêncio, assessor das Coordenações.     
   Os encontros do Comitê de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs são decorrentes do seminário realizado em 25 de março de 2011 realizado na sede dos Correios, promovido pelo Coletivo de Negros empregados da Empresa Brasileira Correios e Telégrafos (CONCOR). Integrou o Seminário: Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul, Grupo Hospitalar Conceição (CEPPIR), Carris, Gabinete do Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Estado da Cultura RS, Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, Membros de Organização da 1ª Semana de Consciência Negra da Assembléia Legislativa do RS, Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).     
 Nas reuniões itinerantes foram se integrando ao Comitê as seguintes representações: Associação Cultural Mocambo, ONG Cassangue, ONG Movimentação, Prefeitura Municipal de Canoas, Instituto Cultural Kizomba, COEP, Prefeitura Municipal de Gravataí, Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, CECUNE e representação dos Clubes Sociais Negros do RS. Os encontros são pautados pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do RS sob a coordenação de Sandra H. Figueiredo Maciel.   
  No encontro que contou com diversas representações dos setores publico e de Organizações Não Governamentais (ONGs), foram encaminhadas as propostas para o 2º Seminário de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs, que será realizado em 2012. A Coordenadora do Comitê, Sandra Maciel encaminhou as ações do colegiado, apontando os eixos temáticos que vão nortear o seminário. Falando em nome do CONCOR – Coletivo de Trabalhadores Negros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Ângela Rosa, salientou a importância dos processos de emancipação para as comunidades negras que o seminário terá que construir. Representando a FASE, a ativista social Sandra Li sugeriu a formação da estrutura do seminário, tendo como eixos norteadores do evento: Acesso à Justiça e Empreendedorismo, tendo como base de formulação de políticas públicas, as ações das áreas da cultura, educação, saúde e trabalho.    
Texto: João Carlos Agostinho Prudêncio

Oficinas de Troca de Saberes do Museu Comunitário Umbu (Microprojetos e Projeto Mulheres da Paz)

Foi realizada sexta-feira, (25) de novembro a terceira oficina de “Troca de Saberes” das ações compartilhadas entre o Museu Comunitário Umbu que inclui o Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura de Apoio aos Microprojetos do Território de Paz. As ações compartilhadas entre o Museu Comunitário Umbu integra o Projeto Mulheres da Paz, que vem promovendo as oficinas de pintura na sede do projeto na comunidade do Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS.

As oficinas foram proporcionadas pela Coordenadora do Projeto Mulheres da Paz e Protejo a socióloga, Luciana Pazini Papi, gestora pública da Secretaria Municipal de Trabalho, Ação Social e Cidadania (STASC) de Alvorada e pelo Griô Prudêncio - Assessor das Coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares - setores da Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC). A terceira edição da oficina de “Troca de Saberes” no Território de Paz complementam as práticas de acesso aos bens culturais proporcionadas pelas ações do Museu Comunitário Umbu.



Para a Coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, Luciana Pazini: “As oficinas de arte e cultura estabelecem os processos de convivência, proporcionando às Mulheres Paz interagir com seus saberes e fazeres fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando sua territorialidade”, reflete a socióloga.

As palestras que antecedem as oficinas das práticas e troca de saberes, inclui uma “Roda de Memória de Tradição Oral e Escrita no Caminho da Cidadania”, atividade fomentada pela Ação Griô proporcionada pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Diretoria de Cidadania Cultural. As oficinas alicerçadas pelo Museu Comunitário Umbu promovem as interfaces dos Microprojetos com as demais iniciativas que são desenvolvidas no Território de Paz – Programa de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

Texto: João Carlos Agostinho Prudêncio
    

Movimento Social Negro Reafirma seu Espaço do Quilombo Central



Reafirmando suas bandeiras de lutas pela consolidação do Largo Zumbi dos Palmares, no (bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, na capital gaúcha) enquanto espaço simbólico de resistência do povo negro do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado o Projeto “Quilombo Central”, que reuniu as forças vivas da sociedade na celebração do Mês da Consciência Negra, com atividades de reflexão das questões étnico-raciais, que povoaram os diversos espaços do estado.

Pois é, a luta continua agora integrada ao Fórum Social Temático – Crise Capitalista, Justiça Social, e Ambiental, evento que acontecerá de 24 a 28 de janeiro de 2012, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Mais uma vez os grupos da sociedade civil organizada estão compartilhando esforços no sentido de integrar o poder público nos debates de formulação de propostas para os novos desafios de uma sociedade auto-sustentável.

O povo negro, que trabalhou e contribuiu para formar as riquezas do Brasil, que mesmo assim, historicamente foi alijando de todos os processos de participação social, busca agora justiça: reparações pelas perdas humanas e pelas inúmeras violações de direitos. O movimento Social Negro que integrou a Marcha Estadual Zumbi dos Palmares e o Quilombo Central reedita a pauta de discussão da luta por políticas públicas nas áreas da saúde, educação, segurança e trabalho para a população negra.
Vamos caminhar juntos!

Texto: João Carlos Agostinho Prudêncio