sexta-feira, dezembro 16, 2011

SEBP no Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares do Litoral Norte realizado em Osório

Na mesa: Coordenadora do SEBP/RS, Rosana de Lemos Vasques com o 
Secretário de Educação, representação do CRB/10, prefeito Romildo Bolzan, 
Secretários da Cultura e a  bibliotecária da Biblioteca Pública Fernandes Bastos.

    O 1º Encontro de Biblioteca Públicas e Escolares do Litoral Norte realizado na última sexta-feira, 02 de dezembro em Osório, sob a Coordenação da Bibliotecária Rosane Hammel com a temática Bibliotecas Unidas pelo Acesso à Leitura foi um sucesso de público e programação. Contou com a participação de representantes de diversos municípios como Porto Alegre, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Cidreira, Imbé e Osório. Durante todo o dia foram debatidos temas entre os mais de cem participantes envolvendo a formação da rede de bibliotecas para uma programação anual conjunta em prol da leitura.
[...]
    A Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Rosana de Lemos Vasques apresentou dados sobre o sistema, ações que estão sendo realizadas, editais e projetos para o verão. Na área da leitura serão instaladas barracas nas praias com 200 livros, cabendo aos municípios a disponibilização dos livros à população. Destacou a importância de encontros regionais com a temática das bibliotecas e da leitura.

     Relatório do Encontro, disponível em:

     Leia mais em: Blog da Biblioteca de Osório

    Aproveite e confira o catálogo online da Biblioteca, agora com a última versão do Biblivre. http://pmobiblioteca.servehttp.com/biblivre3
Fonte: sebprs.blogspot.com

SEBP, Biblioteca Pública e Biblivre

 
    Muitos eventos acontecendo, doações chegando, futuras parcerias sendo estruturadas, espera-se que 2012 seja muito melhor para as atividades do Sistema.

Aliriane Almeida, Morgana Marcon. Diretora da Biblioteca Pública do
Estado, Ubaldo Miranda e a coordenadora do SEBP, Rosana Vasques

    Outro momento para ser registrado aqui no blog, foi a visita de Ubaldo Miranda, diretor executivo do software Biblivre. Ubaldo esteve em Porto Alegre durante a Feira do Livro e aproveitou para uma visita.

    Nos encontramos na direção da Biblioteca Pública do Estado, na Casa de Cultura Mário Quintana, para conversar sobre as propostas a respeito do software, o que vem por aí e como estão as coisas aqui no RS. Ubaldo garantiu que o Biblivre vai ser aprimorado, sendo um software modelo para gerenciamento de bibliotecas, sempre se baseando na filosofia do software livre, buscando disseminar conhecimento entre as bibliotecas do país, principalmente as de interior, que possuem menos recursos para difundir a cultura local e adquirir softwares pagos.

   Tanto a coordenadora do Sistema, Rosana Vasques, quanto a diretora da Biblioteca Pública, Morgana Marcon, ficaram entusiasmadas com a possibilidade de trabalhar esses ideais, possibilitando uma inclusão digital entre as bibliotecas do interior do nosso Estado.

    Fica aqui o registro dessa adorável visita, e a torcida para que, no próximo ano, o Sistema consiga ter um programa de treinamentos e apoio mais intensificado às bibliotecas.

Fonte: sebprs.blogspot.com

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Seminário Comunicação em Pauta conta com a participação da SEDAC

    A Secretaria de Estado da Cultura RS (SEDAC), por intermédio da Diretoria de Cidadania Cultural, com as Coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares – representadas pelo assessor João Prudêncio, participou nos dias 08 e 09 de dezembro do Seminário Comunicação em Pauta – “O que já mudou e o que ainda precisa mudar”. O Seminário foi promovido pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital a partir dos encontros que foram realizados nas 9 Regiões Funcionais de Planejamento em que o estado do Rio Grande do Sul foi dividido. As cidades de Santa Maria , Santa Rosa e Santa Cruz do Sul , São Lourenço do Sul , Osório, Porto Alegre, Passo Fundo,  Caxias do Sul e de Bagé  sediaram o evento.

    O seminário estabeleceu a etapa Estadual integrando os temas que foram abordados nas 9 regiões. Os temas pautados: o marco regulatório das comunicações; convergência tecnológica; fortalecimento do sistema público de comunicação; marco civil da Internet; respeito à diversidade nos meios de comunicação; participação social; regionalização dos conteúdos televisivos, políticas de inclusão digital. 

    No dia 8/12/2011, quinta-feira 18h30, o debate permeou o Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia e contou com o palestrante: Secretário de Estado de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida. Abertura: Secretária de Estado de Comunicação e Inclusão Digital RS, Vera Spolidoro. Dia 9/12/2011, sexta-feira das 9h, às 13h a (circularidade do debate foi em torno do tema: “A importância da participação social na Comunicação”. Palestrantes: Conceição Oliveira (Blog Maria Frô), Laurindo Leal Filho (Profº da USP e apresentador do programa VerTV), Marcelo Branco (Ativista pela liberdade do conhecimento/SoftwareLivre) e Rachel Moreno (Psicóloga e coordenadora do Observatório da Mulher).

Texto: João Prudêncio