quarta-feira, setembro 12, 2012

Cultura lança edital do prêmio Moacyr Scliar de literatura


11.09.2012

    Até 03 de novembro autores de livros de contos publicados entre 01 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2011 podem concorrer ao prêmio Moacyr Scliar de literatura, que na segunda edição contempla a categoria contos. O edital da abertura das inscrições foi lançado na noite dessa segunda-feira (10) na sede do Instituto Estadual do Livro (IEL).
    O autor vencedor recebe R$ 150 mil. Este é o único prêmio literário que contempla também a editora que recebe R$ 30 mil a titulo da compra de direitos para a impressão de 5 mil exemplares da obra, que serão distribuídos na rede pública estadual de bibliotecas e  Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul.
    O prêmio Moacyr Scliar tem o patrocínio da Petrobrás e do Banrisul, apoio da agência Matriz e Corag. A realização é do Governo do Estado, Secretaria da Cultura, por meio do Instituto Estadual do livro com parceria da Associação Lígia Averbuck.

 Jéferson Assumção ressaltou a importância do livro como ação de cidadania. 
Foto- Cláudio Fachel

    No evento de lançamento o secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, destacou a importância do livro, da literatura de excelência, do leitor e do acesso ao livro como ação de cidadania.  “Este prêmio se articula com várias outras ações que desenvolvemos no sentido de criar um ambiente cada vez mais propício à leitura, e faz com  que tenhamos um estado cada vez mais produzindo literatura.  Mas não seria completo se não tivesse a garantia do acesso, da cidadania. Com essa ação procuramos  aumentar a bibliodiversiade e contribuímos para que não tenhamos apenas um olhar editorial, mas um instrumento para ampliar os repertórios do ambiente de formação da prática da leitura”.
    O gerente de Suporte Operacional da Petrobrás, Waldir Raupp de Assis, falou sobre o papel social da empresa. “A Petrobrás é uma empresa que procura cada vez mais participar da vida do brasileiro, é uma estatal que tem um resultado econômico importante e este lucro deve ser usado também para a cultura brasileira e é isto que fazemos ao apoiar este prêmio”.
    A diretora do IEL, Laís Chaffe, “O mais importante desse prêmio é a forma como ele foi concebido, alternando as categorias poesia e conto, duas categorias pouco lembradas nos prêmios literários. O nosso papel é dar este apoio a gêneros que não têm esta acolhida no mercado editorial”.
    Na sua primeira edição, em 2011, o prêmio Moacyr Scliar de literatura contemplou a poesia e teve 152 livros inscritos. O vencedor foi Ferreira Gullar com  Em Alguma parte Alguma ( editora José Olympio).

Texto: Asscom Sedac
http://www.cultura.rs.gov.br