quarta-feira, setembro 12, 2012

Cultura lança edital do prêmio Moacyr Scliar de literatura


11.09.2012

    Até 03 de novembro autores de livros de contos publicados entre 01 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2011 podem concorrer ao prêmio Moacyr Scliar de literatura, que na segunda edição contempla a categoria contos. O edital da abertura das inscrições foi lançado na noite dessa segunda-feira (10) na sede do Instituto Estadual do Livro (IEL).
    O autor vencedor recebe R$ 150 mil. Este é o único prêmio literário que contempla também a editora que recebe R$ 30 mil a titulo da compra de direitos para a impressão de 5 mil exemplares da obra, que serão distribuídos na rede pública estadual de bibliotecas e  Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul.
    O prêmio Moacyr Scliar tem o patrocínio da Petrobrás e do Banrisul, apoio da agência Matriz e Corag. A realização é do Governo do Estado, Secretaria da Cultura, por meio do Instituto Estadual do livro com parceria da Associação Lígia Averbuck.

 Jéferson Assumção ressaltou a importância do livro como ação de cidadania. 
Foto- Cláudio Fachel

    No evento de lançamento o secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, destacou a importância do livro, da literatura de excelência, do leitor e do acesso ao livro como ação de cidadania.  “Este prêmio se articula com várias outras ações que desenvolvemos no sentido de criar um ambiente cada vez mais propício à leitura, e faz com  que tenhamos um estado cada vez mais produzindo literatura.  Mas não seria completo se não tivesse a garantia do acesso, da cidadania. Com essa ação procuramos  aumentar a bibliodiversiade e contribuímos para que não tenhamos apenas um olhar editorial, mas um instrumento para ampliar os repertórios do ambiente de formação da prática da leitura”.
    O gerente de Suporte Operacional da Petrobrás, Waldir Raupp de Assis, falou sobre o papel social da empresa. “A Petrobrás é uma empresa que procura cada vez mais participar da vida do brasileiro, é uma estatal que tem um resultado econômico importante e este lucro deve ser usado também para a cultura brasileira e é isto que fazemos ao apoiar este prêmio”.
    A diretora do IEL, Laís Chaffe, “O mais importante desse prêmio é a forma como ele foi concebido, alternando as categorias poesia e conto, duas categorias pouco lembradas nos prêmios literários. O nosso papel é dar este apoio a gêneros que não têm esta acolhida no mercado editorial”.
    Na sua primeira edição, em 2011, o prêmio Moacyr Scliar de literatura contemplou a poesia e teve 152 livros inscritos. O vencedor foi Ferreira Gullar com  Em Alguma parte Alguma ( editora José Olympio).

Texto: Asscom Sedac
http://www.cultura.rs.gov.br

segunda-feira, setembro 10, 2012

Troca de Saberes e fazeres da Ação Griô da SEDAC em Pelotas



    Por intermédio da Diretoria de Cidadania e Diversidade, através da Coordenação de Culturas Populares, a Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) participou no dia 05 de setembro de encontro com ativistas culturais de Pelotas, integrando as ações de Troca de Saberes e Fazeres do Grô da SEDAC.
      Os encontros foram pautados pelos diretores da Gaia Cultura & Arte, que apresentou uma proposta de atividades compartilhadas com as ações de fomento do Griô da Sedac a serem desenvolvidas em conjunto com o IV Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, que está previsto para acontecer em maio de 2013.
      Foram dois encontros da Ação Griô em Pelotas, um com a equipe que está organizando as atividades do Festival Manuel Padeiro, Duda Keiber, Fernando Keiber e Alexandre Mattos, outro com a atriz Aline Maciel coordenadora do Projeto Piquenique Cultural e do Festival de Inverno de Pelotas. As agendas das Ações Griôs em Pelotas foram formuladas e acompanhadas pela ativista social Luciane Almeida.
      O coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, Joel Santana integrou as Troca de Saberes e Fazeres das ações Griô em Pelotas, apresentando a estrutura da sedac. Para Joel, que fez uma explanação acerca das atribuições dos setores da secretaria, as diretorias trabalham buscando a transversalidade com outras secretarias de estado, no que diz respeito às políticas públicas desse setor, respondendo as demandas da sociedade, na perspectiva de promover o acesso aos bens culturais do Rio Grande do Sul, reflete o coordenador.

Encontro com ativistas culturais de Pelotas



Sobre as Ações do Griô da SEDAC:
       As ações de "Troca de Saberes e Fazeres" tem um olhar voltado para a política de acesso aos bens culturais: buscam integrar os diferentes grupos sociais através de um conjunto de ações baseadas na Pedagogia Griô. Os encontros procuram estabelecer às interfaces das falas entre as diversas faixas etárias, onde se procura colocar os conceitos de ancestralidade através da "Roda do Saber" - (instrumentalização teórica e prática da Ação Griô).

Especifico:
    Fortalecer o sentimento de pertencimento, lastros familiares com base na apropriação de territorialidade, socializando conhecimento para o enfrentamento à violação de direitos; Promover as culturas tradicionais e outras expressões comunitárias se utilizando de ferramentas dos comunicadores populares e outros agentes sociais como instrumentos de emancipação: Tele-Centros Comunitários, Rádio Escola, Jornal Mural, Revista Impressa, Sitio, Blogs e Integração nas Redes Sociais.
    Desesconder a cultura das comunidades periféricas, trabalhando seus processos de afeições familiares e de amizade, valorizando seus espaços de fruição de comunicação e arte na comunidade, incentivando as ações culturais com vista à geração de trabalho e renda.


Oficina sobre Editais Rede Rs Pontos de Cultura no XII Acampamento Regional de Cultura Afro

     Secretaria da Cultura Rs realiza oficina sobre editais da Rede RS Pontos de Cultura no XII Acampamento Regional de Cultura Afro, que acontece nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro de 2012, na cidade de São Lourenço do Sul (RS). Segundo a organização, o Acampamento pretende promover, integrar, valorizar e estimular a Cultura regional Afro, conectando os grupos existentes entre os municípios da região e do Estado, no intuito de fomentar as práticas e as reflexões da população afro-brasileira, Sendo assim, procura-se propiciar o diálogo sobre temas específicos, como Educação, Saúde e Cultura da comunidade Afro, referentes às pautas de Movimentos Sociais, de Universidades e do Poder Público.