quarta-feira, outubro 03, 2012

Secretaria de Cultura do RS e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC selam parceria para realização do 1º Mês da Diversidade do RS


    Na tarde de ontem (2 de outubro), em Brasília, a Secretaria de Cultura do RS (SEDAC) e a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) definiram uma série de ações conjuntas para realização do 1º Mês da Diversidade do RS, que acontecerá em novembro. Representando a SEDAC, o Secretário Adjunto, Jéferson Assumção, e o coordenador de Pontos de Cultura da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, João Pontes, apresentaram o projeto à Secretária da SCDC, Márcia Rollemberg, ao Coordenador-Geral de Programas e Projetos Culturais, Pedro Domingues, e à assessora Giselle Dupin.

   O 1º Mês da Diversidade do RS visa promover a interação entre a pluralidade de identidades culturais do estado do Rio Grande do Sul, contando com a participação de diversas instituições públicas, universidades, grupos culturais, movimentos e organizações sociais.

    Na programação, está prevista uma série de atividades, como Semana da Consciência Negra, 16ª Parada Livre de Porto Alegre,  Parada Livre de Pelotas, 6a. Marcha Lésbica de POA, 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher, Fórum Social Mundial Palestina Livre, II Semana Estadual de Capoeira, III Encontro Estadual Feminino de Capoeira, II Seminário de Direitos Humanos do GHC, II Seminário Gaúcho de Homens pelo fim da violência contra Mulher, Semana da Restinga, mostras cinematográficas, exposições, apresentações artísticas, dentre outras. A realização de seminário nacional sobre diversidade cultural celebrará o encerramento da programação.

    Com a reunião, a SCDC/MinC passa a apoiar a realização da programação. A secretária parabenizou o Governo do Rio Grande do Sul pela iniciativa. Rollemberg considera que o Estado do Rio Grande do Sul está se notabilizando pela construção de ações inovadoras, consistentes, que valorizam a diversidade e promovem a cidadania cultural.

    Uma das ações a serem realizadas pela SCDC/MinC no 1º Mês da Diversidade é a Teia RS. O encontro, que acontece entre os dias 16 e 18 de novembro, na cidade de São Leopoldo, reunirá Pontos de Cultura, povos indígenas, povos de terreiro e culturas populares, sendo uma parceria com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a Prefeitura Municipal de São Leopoldo e o Governo do Estado do RS.

    Além da Teia RS, serão realizadas, em todas as regiões do estado, cerca de 50 oficinas de capacitação de grupos culturais interessados em inscrever projetos nos editais de seleção de Pontos de Cultura. Os editais são produto do convênio firmado entre SEDAC e Ministério da Cultura (MinC), a partir da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, dentro do programa Cultura Viva. O total de recursos investidos neste convênio chega a R$ 18,13 milhões, contemplando 160 projetos culturais.

   O Mês da Diversidade será marcante também no que diz respeito à prespectiva de planejamento e institucionalização das políticas públicas culturais no RS: está planejado um ato de apresentação pública dos textos finais do Plano Estadual e do Sistema Estadual de Cultura, que serão enviados à Assembléia Legislativa.

    A comitiva sul-riograndense reuniu, ainda na terça, com representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos (ligada à Presidência da Republica) e da Fundação Cultural Palmares (ligada ao MinC). Foram acertadas uma série de ações a rerem realizadas em conjunto com estas instituições.

  
 Reunião em Brasília para ações conjuntas 
para realização do 1º Mês da Diversidade do RS



Texto: João Pontes
Coord. Rede Rs Pontos de Cultura