terça-feira, maio 28, 2013

Secretaria da Cultura participa de congresso em La Paz

O diretor de Cidadania Cultural da secretaria de Estado da Cultura, João Pontes,  representa o estado no I Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária que será realizado até dia 22 de maio em La Paz, Bolívia. O encontro  se inspira nas experiências do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura do Brasil. O Governo Brasileiro  participa da organização do evento por meio do Ministério da Cultura.

O Congresso é organizado por um conjunto de redes, coletivos e organizações de toda a América Latina, com o objetivo de integração e criação coletiva de objetivos, diretrizes e metodologias para constituição de uma plataforma continental que promova o compartilhamento de saberes e fazeres populares, bem como a institucionalização de políticas públicas que garantam o direito de acesso aos bens e serviços culturais. O encontro pretende servir como um espaço que propicie avanços significativos no terreno organizativo e de luta por políticas públicas de apoio a estes processos de organização popular, economia social e desenvolvimento local na América Latina.

  
País como referência


O Brasil é referência na criação e desenvolvimento do programa Cultura Viva – tendo os Pontos de Cultura como base do programa. A partir da experiência brasileira, o Parlasul (Parlamento do Mercosul) indicou a necessidade de criação de políticas de Pontos de Cultura em todos os países membros do Mercosul.

O Rio Grande do Sul deu inicio ao  processo de institucionalização do programa Cultura Viva via Secretaria de Cultura, sendo este um projeto estratégico do plano do Governo Tarso Genro.



 Texto: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário